sexta-feira, 26 de junho de 2020

João Torto e o voo de pouca dura


A 20 de junho do ano da graça de 1540, João de Almeida Torto, um português residente em Viseu, enfermeiro do hospital de Santo António, mestre das primeiras letras, exercendo também o mister de escrever cartas familiares e de amores, no alto da sua coragem,  mandou deitar pela cidade o seguinte pregão:

 - "Saibam todos os senhores habitantes desta cidade, que não terminará este mês sem se ver a maior das maravilhas, a qual vem a ser um homem desta cidade voar, com asas feitiças, da torre da Sé ao Campo de São Mateus, pelo que responde por sua pessoa e bens."

Esta notícia causou um grande alvoroço na cidade, todos os habitantes esperavam com ansiedade a ocasião de testemunhar o estupendo feito de tamanha audácia. Por prudência a a esposa impôs-lhe a obrigação de fazer testamento em benefício dela, perante a ausência de filhos, pretendia assegurar o seu futuro. A pobre mulher depositaria pois pouca fé  na empreitada do marido,  mas pouco pôde fazer perante a sua irredutibilidade alimentada em parte pela comoção das gentes daquela antiga terra.


Assim, ele próprio inventou um rudimentar sistema de asas composta por uma estrutura de madeira ligada com panos de linho e revestida por penas orgânicas. Um verdadeiro sistema de asas de fazer corar "de preocupação", Leonardo Da Vinci.

Com a permissão da igreja, construiu uma rampa de lançamento no cimo da Sé de Viseu, que permitiria proporcionar o impulso que a física instintiva lhe permitiu calcular.

A experiência teve lugar por volta da cinco horas da tarde, perante uma multidão expectante. De acordo com os relatos da época, terá conseguido em parte voar, tendo aterrado em cima do telhado da Capela de São Mateus, mas logo tombando sobre as asas, o que lhe provocou lesões que o conduziram à morte.

A história foi publicada em 1922, no periódico Comércio de Viseu, intitulada “O Homem Voador”.
No curso da História, a experiência de 1540 é pioneira em Portugal e sucedeu aos estudos que Leonardo da Vinci (1452-1519) desenvolveu sobre a possibilidade humana de voo.

Este homem cujo nome foi atribuído a uma rua da cidade de Viseu foi precursor do voo livre em Portugal.


Fonte:
Viseupédia, Nº06, "João Torto" - Jun. 2011, 250ex. Texto: Liliana Castilho

Sem comentários:

Enviar um comentário