segunda-feira, 27 de maio de 2019

Empreendimento Ocean Ville Hotel em Albufeira


O Empreendimento Ocean Ville Hotel é um complexo turístico distribuído por três núcleos estruturais, disponíveis para os serviços de aparthotel, apartamentos e moradias, localiza-se nas colinas mais elevadas de  Albufeira, a pouco mais de dois quilómetros da Marina e a sete quilómetros do Parque Aquático Zoomarine. proporciona uma vista deslumbrante sobre a paisagem circulante, que inclue mar e serra.

O empreendimento levado acabo pela empresa Pluriholidays - Gestão de Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros, S.A., foi construído a partir de abril de 2007 e foi inuagurado em 2008 com uma grande festa de "pompa y circunstancia", contou com famosos para apadrinharem o evento e flutes de chamapanhe para assinalar o momento.
O ambicioso projecto é composto por um aparthotel com 96 apartamentos e cerca de 80 fogos de habitação, entre apartamentos e moradias.

Aparthotel;


O hotel foi projectado de forma a tirara o máximo partido do meio envolvente, uma vista privilegiada sobre a baía com o Atlântico no horizonte. Construído sobre o cume da cidade de Albufeira, assume uma configuração em "C", cuja abertura foi orientada para o oceano, permitindo um maior ângulo de visão sobre o mesmo. 
Os seis blocos ligados que compõem o corpo do hotel, pela forma circular que assumem, abraçam uma grande piscina em "meia lua" limitada por uma esplanada e jardim.


Um dos muitos aspectos curiosos presentes na arquitectada do hotel, é a disposição dos dois andares de apartamentos suspensos por uma série de colunas em toda a sua extensão, com excepção das seis entradas que se destacam verticalmente entre os blocos e estabelecem a ligação entre eles e ainda os serviços anexos como o bar, restaurante, lavandaria e ginásio.
O efeito visual provocado pela construção suspensa, resulta na possibilidade dos clientes que desfrutam da piscina ou simplesmente se passeiam pelos jardins, poderem apreciar a paisagem ininterruptamente, de qualquer ponto de localização no hotel.


Este moderno complexo dispunha de vários luxos que se exigem a uma unidade hoteleira acima das três estrelas. A piscina incluía um bar e famílias com crianças podiam fazer uso do clube das crianças. A recepção estava abertas 24 horas e o restaurante oferecia uma variada coisinha da regional à internacional. Todos os quartos estavam equipados com AC, TV, telefone e kitchenette.
 

O empreendimento foi servido com bons acessos, ruas largas e alcatroadas, canteiros arborizados, parque infantil, jardins com bancos e sombras, piscinas e confortáveis instalações. 

Não faltava nada para que não lhe faltassem clientes, na verdade hoje faltam clientes e há já alguns anos que esta triste realidade se verifica, com a ausência destes, vão faltando coisas que já não fazem falta, no apoio desta triste realidade...

Apartamentos e Moradias;


Com o mar como pano de fundo, os fogos habitacionais oferecem acomodações confortáveis e luxuosos a famílias, casais e grupos pequenos. Os apartamentos e moradias, com variadas tipologias, ao mesmo tempo que permitem uma certa privacidade, disponibilizam também o acesso a todos os serviços oferecidos quer pelo hotel, quer por todo o empreendimento.


No interior, os apartamentos estavam equipados com kitchenette, microondas, frigorífico, forno e máquina de lavar, para além de acesso à Internet, ar condicionado e televisão. As instalações contam com bar, restaurante, lavandaria e ginásio, parque infantil e campo polidesportivo e piscinas.


Quando concluído, o empreendimento surpreendeu a população e os turistas, sobretudo pela sua dimensão, quem passa junto à marina, consegue ver o complexo que se ergue no alto da cidade. Chegou a estar pronto e totalmente equipado para habitar e dava pelo nome pomposo de Ocean View.

O declínio do Ocean Ville Hotel;



Na parte baixa da cidade, ninguém imagina o que se esconde para lá da imponte fachada. Só quem passa pelas Ruas do Bem Parecer notará o quanto mal lhe parece, a conservação do empreendimento. Hoje reservado aos seguranças que guardam as instalações desde que  foram desactivadas.



Ainda é possível, através de uma pequena pesquisa,  identificar ofertas de reserva e opiniões de antigos clientes em vários sites de reserva e roteiros de avaliação e recomendação turística. Não passa pela ideia de ninguém que um empreendimento com esta envergadura, possa ter encerrado após um ano de serviço.


Na verdade com a crise que se instala em 2008, relacionada com a "bolha imobiliária" e a crise bancária, a economia portuguesa é abalada, como também o é a economia europeia. No entanto o problema especifico do  Ocean Ville foi a dependência financeira que a sua subsidiária, a Sociedade Lusa de Negócio tinha com o BPN, que como todos sabem, fechou, depois de detectadas irregularidades, nomeadamente irresponsabilidade na gestão.



Com a crise de 2008, foram muitos os empreendimentos turísticos que sucumbiram, sobretudo pela dependência financeira que mantinham com as suas financiadoras, mas o Algarve, apezar de ter sido fortemente afectado, como de resto se apresenta, foi uma das regiões do país que melhor conseguiu  preservar a sua imagem.


Hoje o Ocean Ville Hotel representa um paraíso de betão, cimento e vidro sobranceiro à baía de Albufeira cuja vida que que recebe é predominantemente vegetal e fungi. Com efeito, são as ervas daninhas os musgos e fungos que compõem a paisagem.
Depois de fechar foi posto à venda, mas o avultado investimento ainda não despertou interesses reais. A administração sobre a TROIKA e o fraco crescimento interno foram factores condicionantes para o atraso no futuro do empreendimento, que insiste em não aparecer.

Um Futuro;



O mais recente interessado no Ocean Ville Hotel  é a DHM – Discovery Hotel Management, que na sequência de projectos que começou a implementar neste mesmo ano,  e que se prolongarão até 2020 ou 2021, estão os dois maiores activos da DHM, o Ocean Ville, em Albufeira, e o Sesimbra Bay, em Sesimbra. Segundo o Director da DHM, Sr. Francisco Moser,  estes dois hotéis estão no Fundo desde 2013 e que agora vai começar a desenvolver os projectos.

O Director da DHM,  em relação ao megaprojecto para o Ocean Ville Hotel,  avança que “neste momento já temos o master plan muito adiantado e estamos em conversações com uma marca internacional para, eventualmente, fazermos um contrato ou de franchise ou de management”. O que está decidido é que “vamos ter ali uma marca internacional”.

Parece que o abandono do Ocean Ville Hotel tem um fim à vista!!!


Fontes:
Artigo: "Discovery Hotel Management com vários projectos em pipeline", Turisver, Dezembro de 2018;
Artigo: " Abandonados: O hotel de luxo que virou cidade fantasma", New In Town, Texto de André Rito, Junho de 2018;

Créditos de Imagens:
Página do Facebook: Lugares Abandonados, 2014
Google Maps, 2018;

Sem comentários:

Enviar um comentário