quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Observatório de Santa Cruz das Flores, Açores

Observatório de Santa Cruz das Flores
Foto da década de 1990, partilhada no Facebook por José Medeiros Lima

O arquipélago dos Açores foi um ponto geográfico de relevância internacional, não só para a monitorizar e estudo os diversos elementos meteorológicos e climáticos, mas também para o estudo em áreas como a sismologia e a observação geomagnética, serviços nos quais foi pioneiro.  A criação esteva a cargo de Francisco Afonso Chaves, com o apoio do então Príncipe do Mónaco, Alberto I, desenvolveu uma persistente campanha internacional a favor da criação de um Serviço Meteorológico Internacional nos Açores.

Por razões geopolíticas, alguns países ocidentais opuseram-se à internacionalização do serviço e Portugal avança com a criação de um Serviço Meteorológico nos  Açores a funcionar no âmbito do Ministério da Educação do Estado português.

Vista panorâmica sobre antigo observatório de santa Cruz, 
Flores. Foto s/data, In ailhadasflores.blogspot.com/ 

Ainda comandado por  Afonso Chaves, criou-se uma rede de quatro observatórios, Afonso Chaves em Ponta Delgada, José Agostinho em Angra do Heroísmo, Príncipe Alberto do Mónaco na Horta e Observatório de Santa Cruz das Flores, os edifícios dos dois últimos são muito semelhantes, como aliás, se pode verificar nas fotos apresentadas, a principal razão para esse facto está na sua construção simultânea, oferecidos a Portugal pelo Príncipe do Mónaco.

Observatório Afonso Chaves em Ponta Delgada,
Foto de 2017, In Página Facebook do Observatório
 
Em 1946 o  Serviço Meteorológico dos Açores foi extinto e substituído pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN) que por sua vez deu lugar ao atual Instituto Nacional de Meteorologia.

Recorte da Portaria de 12 de Maio de 1993, do gabinete do secretário de Estado das Finanças,
in Diário da República, 2ª Série, nº 128, 2 de Junho de 1993.
 
Por decisão do Instituto Nacional de Metereologia e Geofisica, em 1993, decretou-se o encerramento definitivo  do edifício do Observatório Meteorológico de Santa Cruz das Flores,  na época o edifício era utilizado apenas para albergar arquivo morto, e constituía um perigoso obstáculo à navegação aérea na ilha das Flores.
As orientações dadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, apontavam para a construção de um novo  Observatório Meteorológico no Monte das Cruzes, num prazo de dois anos, o que não se veio a verificar mesmo passados mais de 20 anos.

Observatório José Agostinho em Angra do Heroísmo
Foto s/data, in http://angradoheroismo.pt. 

Em 2011 o deputado Paulo Rosa entregou um requerimento no Parlamento Açoriano com o intuito de reclamar o cumprimento do disposto na portaria de 1993, que vinculava a construção de um novo observatório. Acrescenta que o edifício é ainda hoje  lembrado com saudade por constituir um marco importante na arquitectura da Ilha, evidencia verificada, atendendo que a construção do novo edifício previa a utilização da cantaria criteriosamente numeradas e enterradas a quando da sua demolição.

Observatório Principe Alberto Monaco 
Foto de Eichner-Ramm, s/d 

O edifico constituía um património arquitectónico e histórico riquíssimo, até do ponto de vista turístico era visto como uma mais valia. De arquitectura idêntica ao observatório da Horta, mas com uma localização privilegiada,  sobranceira ao mar, permitia o desfrute de uma  vista magnifica sobre a baía da Ribeira da Cruz e a Ponta da Caveira, um vasto horizonte de mar e serra.

Parque da Boa Vista, Santa cruz das Flores,
Foto de 2018, partilhada no Facebook por José Medeiros Lima 

Com vista ao potencial da sua localização, em meados de 2018 foi inaugurado O Parque da Boa Vista, precisamente no local onde por mais de 100 anos esteve o Edifício do Observatório das Flores 

Vista panorâmica sobre antigo observatório de santa Cruz, Flores,
Foto da Jovial, s/data, partilhada no Facebook por José Medeiros Lima 

Passadas mais de duas décadas depois da sua demolição, correm sérios riscos de não encontrar todas as "peças do puzzle" uma vez que a sua localização, do conhecimento popular, é mesmo junto ao muro do parque infantil, cobertas com areia, acessíveis com facilidade.

Fontes:
azoresdigital.com/
pt.wikipedia.org/
ailhadasflores.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Qual a possibilidade de criar uma associação para defesa do Observatório de Santa Cruz das Flores, que a partir do Requerimento do Deputado Regional, Manuel Herberto Rosa, apresentado na Assembleia Regional dos Açores e com base na Portaria de 12-05-1993, do Secretário de Estado das Finanças, buscando o empenhamento e eventual apoio do Município de Santa Cruz das Flores, conseguir o cumprimento do estipulado na Portaria acima citada, ou seja, a reconstrução do emblemático edifício do Posto Meteorológico de Santa Cruz das Flores. Seria, não apenas o cumprimento de uma Lei que foi deixada cair, como motivo de felicidade do Povo da Ilha das Flores e até uma espécie de justiça histórico a um imóvel tão belo, que desde o início nasceu infortunado, pois não teve direito a nome grande, como os seus congéneres "Príncipe Alberto do Mónaco" e "Afonso de Chaves" e viria a ser sacrificado, ao contrário daqueles, que independentemente da sua necessidade actual, continuam a fazer parte das paisagens urbanas a que pertencem.

    ResponderEliminar