quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ponte Pênsil da Trofa - " A mais elegantes do Reino" (extinta)


Ponte Pênsil da Trofa - Vista da Entrada do Tabuleiro
Autor e data n/i, espólio de Francisco Moreira

Inaugurada em 1858 e tida como uma das “mais elegantes do Reino”, como escreveu Alberto Pimental na sua obra “Santo Tirso de Riba d’Ave”, a construção da Ponte Pênsil da Trofa, como ficou oficialmente designada, eliminou definitivamente o problema da travessia sobre o rio Ave, ligava Ribeirão (Vila Nova de Famalicão) e São Martinho do Bougado (Trofa), até então feita com recurso à utilização de barcas. 

Vista Lateral do Tabuleiro da Ponte Pênsil,
Foto de autor e data n/i, In fre-ribeirao.

Suspensa sobre o rio, daí o nome, a ponte pênsil era apoiada nos seus extremos por dois enormes Pegões de granito, de altura até ao nível do pavimento da estrada. 

Vista da Entrada da Antiga Ponte Pênsil da Trofa,
Arquivo, Guilherme Bonfim Barreiros, 1934, In AMP.

Estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros. 

Aspeto do Tabuleiro da Antiga Ponte Pênsil da Trofa,
Arquivo, Guilherme Bonfim Barreiros, 1934, In AMP.

Projectada exclusivamente por engenheiros portugueses a sua construção inseriu-se numa empreitada mais ampla – a nova estrada de ligação entre Porto e Braga (EN 14).

Também denominada de "A Ponte da Barca da Trofa" In "O Tripeiro"
Imagem extraída de portodeantanho.blogspot.

Esta via estruturante que veio a facilitar o fluxo de mercadorias e pessoas entre as duas cidades, a responsabilidade da Companhia de Viação Portuense dirigida, na altura, pelo Barão de Massarelos, António Gomes dos Santos e José Barros Lima, tendo o respectivo contrato de construção sido assinado em 9 de Setembro de 1851. 

Rolls Royce Silver Ghost atravessa a ponte Pênsil da Trofa, 1919
Foto extraída de Fotold.com.

Esta via apesar de só ter ficado concluída em 1855, naturalmente com excepção da Ponte Pênsil, as carreiras de diligências entre Porto e Vila Nova de Famalicão iniciaram-se logo em 1852, tendo alcançado Braga, no ano seguinte. As diligências, carruagens puxadas por duas ou três parelhas de cavalos, levavam uma média de 6 a 7 horas na ligação Porto-Braga, incluindo o tempo gasto nas paragens em vendas ou estalagens, que existiam ao longo do percurso Durante esse período a travessia do Ave, era efectuada sobre uma rudimentar ponte de madeira.

Pormenor da Antiga Ponte Pênsil da Trofa,
Arq. Guilherme Bonfim Barreiros, 1934, In AMP.

Apesar das tentativas da população e das autoridades locais para o evitar, esta ponte foi demolida em 1934, por ser demasiado exígua e não reunir as devidas condições de segurança. 

Avaria Sobre o Tabuleiro da Ponte Pênsil,
Foto de autor n/i, década de 1920, espólio de  Humberto Fonseca.

Em seu lugar iria ser construída a actual ponte de cimento armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região e um País em desenvolvimento.

Postal Ilustrado da Ponte Pênsil - Trofa, Collection Portugaise, n.º 578,
Edição F. A. Martins.



Estação Ferroviária da Trofa, Uma Verdadeira Homenagem;



Foto da Nova Estação Ferroviária da Trofa, Inaugurada em 2010.

A nova Estação Ferroviária da Trofa, foi oficialmente inaugurada a 15 de agosto de 2010, um sufisticado projeto da Grid, empresa de engenharia civil, fundada em portugal a 1980, e edificada pela construtora Opway, que à data, pertencia ao Grupo Espírito Santo, passou posteriormente para a mão dos Gestores, e mais recentemente, em 2017, vendida à Nacala Holdings.
A interface é composta por cinco secções, divididas por dois pisos de um só edifício. No piso inferior, encontram-se as bilheteiras, uma cafetaria e uma zona comercial, e no piso superior, situam-se as plataformas e as vias, que se estendem ao longo de 3.555 metros, contempla um túnel de 1.404 metros e um viaduto de 327 metros.

As Torres da Ponte Pênsil da Trofa,
Gravura in famalicao.org.

Esta disposição da estação, inspirada na antiga Ponte Pênsil da Trofa, permite a livre circulação pedonal e rodoviária, maximizando desta forma a interoperabilidade entre os diferentes meios de transporte. Os pilares interiores e exteriores das fachadas (remetem para as quatro torres centrais elevadas e as quatro torres exteriores da antiga ponte), e a chapa duplamente nervurada, auto-portante, com vãos de 4 metros, (lembram tambem as guias laterais e tabuleiro da antiga ponte).


Foto da Nova Estação Ferroviária da Trofa, Inaugurada em 2010.

A nova gare da Trofa foi construída para substituir a antiga, que a par de sinais de degradação estrutural das linhas de circulação, em 24 de fevereiro de 2002 viu-se obrigada a encerrar o troço da linha de Guimarães entre Senhora da Hora e Trofa para ser convertido numa linha do Metro do Porto. Com efeito, o canal por onde seguia a linha foi transferido da REFER para a Metro do Porto e concluido até ao ISMAI inaugurado em 2006, o que tem gerado descontentamento na região, principalmente depois de em 2010 a empresa Metro do Porto ter retirado do seu plano de atividades o prolongamento da Linha C desde o ISMAI até à Trofa, pelo menos num curto prazo.

Foto da Nova Estação Ferroviária da Trofa, Inaugurada em 2010.

Por outro lado, a construção da Variante da Trofa, troço onde a nova estação se encontra, permitiu o encerramento do antigo troço da Linha do Minho, que, devido ao facto de atravessar o centro da cidade da Trofa, provocava vários problemas de segurança.

Foto da Nova Estação Ferroviária da Trofa, Inaugurada em 2010.

Localiza-se junto à Rua Poeta Cesário Verde, nas proximidades da igreja nova.
A estação é utilizada por serviços Intercidades, Regionais da Linha do Minho, urbanos das linhas de Braga e Guimarães, e o Comboio Internacional Porto-Vigo.
Futuramente irá também conter a última paragem de metro e a central de camionagem.


Foto da Antiga Estação Ferroviária da Trofa,
reinaugurada como museu a 18 de agosto de 2018.

A antiga Estação Ferroviária de Trofa, inaugurada em 1875 e encerrada em 2010, teve a sorte que foi negada a muitas outras no país, foi objeto de requalificação realizada pelo Município da Trofa no âmbito de um contrato de subconcessão celebrado, em fevereiro de 2017, entre a autarquia e a IP Património.

Foto do Antigo Armazém da Estação Ferroviária da Trofa,
reinaugurado a 18 de agosto de 2018.

A intervenção decorreu em duas fases, primeira a inaugurada em junho de 2017, incluiu a requalificação do espaço canal com a criação de uma grande área pedonal, hoje Alameda da Estação e segunda abrangeu a reabilitação profunda de quatro edifícios associados à antiga estação, inlcuindo o Cais Coberto,e o Edifício de Passageiros, cuja recuperação visou as novas exigências funcionais e de conforto por forma a adaptar o edifício à sua nova condição de Centro de Atividades Culturais. Foi também recuperada a antiga casa do chefe de Estação e o antigo armazém que funcionará como cafetaria/restaurante. As obras tiveram o apoio de fundos comunitários e representam um investimento de cerca de 620 mil euros.


Foto do Alinhamento dos Edifícios da Estação Ferroviária da Trofa,
reinaugurada a 18 de agosto de 2018.


Fontes:
Sites municipais culturais;
Boletins Informativos de arquivo digital, municipal e nacional.

Imagens:
Arquivo Municipal do Porto;
www.delcampe.net;
Todas as imagens foram editadas.


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