Ermida de Santo António, Vista geral da galilé e fachada lateral esquerda, Almodôvar, s/d.
Fotografia reproduzida e editada de All About Portugal.
A Ermida de Santo António terá sido erigida durante o século XVII e dedicada desde sempre ao orago de Santo António. Trata-se de uma construção muito singela, composta por uma pequena galilé arqueada e pelo corpo da capela.
Ermida de Santo António, Vista geral da galilé e fachada lateral direita, Almodôvar, s/d.
Fotografia dos arquivos DGEMN
A Ermida de Santo António de Almodôvar, esteve durante muitos anos totalmente arruinada, localiza-se a norte da povoação relativamente isolada, a alguma distância do núcleo urbano, no inicio da Rua Antiga Estrada de Ourique, no antigo caminho que ligava a esta povoação.
Ermida de Santo António, Vista geral da galilé e fachada lateral esquerda, Almodôvar, s/d.
Fotografia dos arquivos DGEMN
De arquitectura religiosa, chão e vernácula, o edifício é composto por uma capela e o respectivo alpendre rasgado por arcos, a galilé, ligeiramente mais estreito que a nave, é rasgado por um largo portal em arco redondo encimado por óculo, e por dois arcos mais pequenos em cada alçado lateral. Originalmente tinha cobertura por telhado único de duas águas sobre a nave e alpendre.
Ermida de Santo António, Fachada principal, Almodôvar, s/d.
Fotografia dos arquivos DGEMN
Antecede a entrada do alpendre um conjunto de três degraus justificados pelo desnível entre o declive do terreno e o patamar da galilé, o acesso à nave é realizado através de um simples portal de verga recta. Alpendre com cobertura de 2 águas, reforçada por arco toral quebrado.
Ermida de Santo António, Fachada principal, portal e galilé, Almodôvar, s/d.
Fotografia dos arquivos DGEMN
O acesso à capela era efectuado por uma porta de verga recta. No interior espaço único com cobertura de perfil angular, de pavimentação ligeiramente inclinada, apresenta um desnível equivalente a um degrau, diferenciando o espaço da nave e capela-mor.
Ermida de Santo António, Grande plano da capela-mor, Almodôvar, s/d.
Fotografia dos arquivos DGEMN
A empana da cabeceira da capela é encimada por sineira, durante o tempo em que a ermida esteve abandonado o sino foi retirado e mesmo após o restauro da mesma, a sineira permanece vazia.
Ermida de Santo António, fachada principal, Almodôvar, 1990
Fotografia dos arquivos SIPA
O edifico fo classificado por decreto de 1970 como IIP - Imóvel de Interesse Público, em 1986 foi alvo de restauro pela iniciativa da DGEMN, tendo nessa altura sido substituído os arcos transversais quebrados que apoiavam o telhado, tipo de apoio que se mantêm no alpendre.
Ermida de Santo António, Grande plano da capela-mor, Almodôvar, 1990
Fotografia dos arquivos SIPA
No interior da capela-mor, existem três arcadas cegas (uma na cabeceira e duas nas laterais), muito semelhantes às existentes no vãos do alpendre. Na parede testeira, esta falsa arcada parece simular o arremedo de uma capela-mor; no seu centro abre-se um nicho alongado.
Pintura a fresco no interior da Ermida de Santo António, Almodôvar, 1989.
Fotografia dos arquivos SIPA.
Apesar de muito mal tratados, ainda é possível observar algumas composições ou episódios, a capela esteve em ruínas durante décadas, os frescos que recobriria todos os espaços, desde os panos murários aos vãos e intradorsos dos arcos do interior, ainda preexistem.
Representam temas decorativos com padrões geometrizantes e alusões eucarísticas, e ainda anjos músicos, em desenhos largos e execução de nível regional, aliás comum a quase todos os edifícios religiosos da zona.
Representam temas decorativos com padrões geometrizantes e alusões eucarísticas, e ainda anjos músicos, em desenhos largos e execução de nível regional, aliás comum a quase todos os edifícios religiosos da zona.
Ermida de Santo António, Vista geral da galilé e fachada lateral direita, Almodôvar, 1990.
Fotografia dos arquivos SIPA
Depois da recuperação do edifico, este havia de se manter fechado ao público em virtude da recuperação não ter sido completa e não ter sido possível devolver a dignidade que um dia já havia tido. As obras efectuadas tiveram como objectivo principal preservar o que ainda existia da sua identidade nas ruínas que insistiam em apagar as memórias do templo.
Ermida de Santo António, fachada principal, Almodôvar, s/d.
Fotografia reproduzida e editada de All About Portugal.
Todavia, não deixa de ser lastimável que tal recuperação tenha sido iniciada tão tardiamente numa vila onde a arquitectura religiosa não abunda.
"Ermida de Santo António, Almodôvar", Direcção geral do Património Cultural;
"Ermida de Santo António, Almodôvar", Sistemas de Informação para o Património Arquitectónico, texto de Isabel Mendonça, 1994.
"Ermida de Santo António, Almodôvar", Sistemas de Informação para o Património Arquitectónico, texto de Isabel Mendonça, 1994.
Sem comentários:
Enviar um comentário