sábado, 6 de julho de 2019

Castelo de Alter do Chão e a Lenda da Maria "Roussada"

Castelo de Alter do Chão, 2017.
Fotografia reproduzida de O melhor Alentejo do mundo.
A vila de Alter do Chão é sede de concelho, composto por quatro freguesias, pertencente ao distrito de Portalegre e da diocese de Portalegre e Castelo Branco. Situa-se numa planície junto de uma ribeira com o mesmo nome e pertence à região do Alentejo e à sub-região do Alto Alentejo. O município é limitado a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sor.
Das principais actividades destacam-se a criação de gado bovino, a produção de leite e a criação da celebre raça de cavalos Alter Real. A Coudelaria de Alter do Chão foi criada em 1748, pelo rei D. João V de Portugal, e é a mais antiga Coudelaria portuguesa, e a que tem um funcionamento ininterrupto mais antigo, desde do assento originário, no mundo. A Coudelaria situada na Coutada do Arneiro, foi instalada e estruturada pelo rei D. José I. A Coudelaria criou outrora cavalos de tiro e de corrida. Hoje em dia, além de ter a importante função de preservar o património genético animal da raça lusitana, é também um ponto de interesse, o que atrai muitos turistas à região.
Brasão Municipal de Alter do Chão.
Gravura da obra As Cidades e Villas da Monarquia Portugueza que Teem Brasão d'Armas (III vols., 1860-62; data na capa do vol. I, 1865), de Inácio de Vilhena Barbosa (1811-1890)
Representa um escudo com uma fonte de prata em campo verde, todavia, por volta de 1662, este brasão foi substituído por um castelo com dois escudos das armas reais e uma fonte com duas flores de liz. O emblema da fonte em campo verde significa a fertilidade dos campos.
A vila de Alter do Chão terá sido fundada pelos romanos no ano de 204 a.C., ainda que alguns autores defendam que a mesma tenha sido fundada pelos povos celtas, certo é que durante o domínio romano na península ibérica Alter do Chão era uma grande cidade apelidada por alguns escritores da antiguidade como "Alter-Planus". No ano de 120 a.C. os habitantes de "Eltori" revoltaram-se contra Roma desejosos de recuperar a sua independência, pelo que o Imperador Adriano mandou destruir a cidade, acabando por perder a importância conquistada. 
A vila só havia de ser reconstruida no reinado de D. Afonso III o mesmo que em 1249 lhe atribuiu foral elevando-a à condição de vila, utilizando deste então o nome "Alter do Chão", por esta altura a jurisdição da vila era doada os cavaleiros de Aviz.  
D. Dinis, no intuito de promover a repovoação da vila, atribui novo foral em 1293 com todos os privilégios de Santarém. Durante 1357, D. Pedro I residiu algum tempo na vila  altura pela qual promoveu obras de reabilitação das muralhas do castelo, em 1359 atribui novo foral à vila.
O senhorio da vila pertenceu também a D. Nuno Alvares Pereira, por doação de D. João I.
D. Manuel, concedeu-le novo foral em 1512.
Em 1662, D. João de Austria, General Castelhano e filho de D. Filipe III de Portugal, numa tentativa de recuperação do território para a coroa espanhola, destrói parte da fortificação do castelo.
Castelo de Alter do Chão, finais do século XIX
Gravura publicada no "Ocidente"  baseada numa fotografia de Luís Cordeiro Godinho (fotografo amador).

O primitivo castelo de Alter do chão terá sido construído por volta de 912 e 961, durante o califado de Ab-al- Rahman III, deste período é característica arquitectónica as cinco fiadas de silhares que o pano da muralha apresentam. Este facto evidencia a importância que a vila tinha na defesa e organização desta região já no século X e que se prolongou nas centúrias seguintes. 

Castelo de Alter do Chão, inicio do século XX
Bilhete Postal - Union Postale Universalle, delcampe.net.

O castelo havia de ser reconquistado pelos cristãos por volta de 1210, integrando o movimento de reconquista do Alto Alentejo desde o inicio, o seu povoamento foi imediatamnete ordenado por D. Afonso II, estando este processo já em plena marcha em 1232, ano que o bispo de Guarda, detentor do território, passou carta de povoamento à vila. As disposições legais com vista ao incremento da posição de Alter no reino de Portugal continuaram por esse século XIII, culminando com novo foral passado por D. Dinis em 1292.

Castelo de Alter do Chão, c.1960
Bilhete Postal - Foto Moderna - Fronteira, delcampe.net.

O castelo, com a arquitectura que conhecemos hoje, foi construido por D. Pedro I por volta de 1357, conforme informa a inscrição que encima o portal de entrada "Era Miléssima: CCC e Noventa V anos XXII dias de Setembro o mui nobre rei Dom Pedro mandou fazer este seu castelo d'Alter do Chão" , poucos anos antes da atribuição de novo foral, desta vez passado por este monarca em 1359. 

Castelo de Alter do Chão, c.1960
Bilhete Postal - Foto Moderna - Fronteira, delcampe.net.

O castelo apresenta características tipicamente góticas, de planta quadrangular, a torre de menagem está associada ao portal principal. Uma linha de adarve percorre todo o recinto e só a partir desta se acede ao interior da torre de menagem, característica que tecnicamente reforça a importância da torre em caso de invasão do piso térreo. Os cubelos que se encontram nos ângulos da fortaleza, apesar da menor dimensão que a torre de menagem, proporcionam maior resistência, complementam o sistema defensivo e possuem acessos igualmente por adarve.

Castelo de Alter do Chão, vista do interior, 1956
Fotografia dos arquivos SIPA.

Pela reverencio estratégica defensiva conferida ao castelo na região do Alto Alentejo, foi o mesmo doado a D. Nuno Álvares Pereira, e que, por volta de 1432, se realizassem novas obras, desta vez de actualização do conjunto. No início da época moderna testemunham-se ainda alguns trabalhos de reforço da fortaleza, concretamente uma pequena barbacã e consolidação da porta principal.

Castelo de Alter do Chão, vista do interior, 1945
Fotografia dos arquivos SIPA.

Na sequência da guerra da reconquista Filipina, o castelo cai nas mãos do exercito espanhol e é parcialmente destruído. Depois da recuperação do país ao domínio espanhol, é iniciado um periodo de estabilidade fronteiriça e politica, a arquitectura militar que durante vários séculos desempenharam um papel crucial na formação e defesa das fronteira do pais, passam a desempenhar funções diversificadas, são transformados em residenciais, palácios, armazéns, palheiros e outros são simplesmente vendidos a particulares quando não tem a triste sorte de ser desmantelados e a sua pedra utilizada na construção das povoações.

Castelo de Alter do Chão, vista do interior, 2009
Fotografia dos arquivos SIPA.

O Castelo de Alter do Chão acabaria por para nas mãos de particulares, em 1940 foi recordado pelos portugueses que comemoraram o III Centenário da Restauração de Portugal como demonstra a inscrição gravada num silhar, despertando o interesse para a importância da sua memória, neste sentido em 1955 o castelo é comprado pela Fundação da Casa de Bragança e rapidamente é elaborado um projecto de recuperação do mesmo que passou pela reconstrução das ameias das torres e das muralhas e demolição de todas as adaptações posteriores que não integravam a arquitectura original de defesa, restituindo a aparecia medieval conferida pela construção trecentista de arquitectura gótica.

Foi classificado como Monumento Nacional por decreto de 1910.

A lenda da Maria "Roussada" e do Rei "cruel" em Alter do Chão:


Pelo ano de 1357, assentava arreio na Villa de Alter do Chão El-rei D. Pedro I, numa casa do Terreiro, numa altura em que promovia uma série de melhorias nas infraestruturas da vila. Certo dia, decide dar uma volta pela vila a fim de perceber como decorriam as obras por si promovidas.

Por esta altura foi a vila cenário de um dos actos de justiça por si promovidos, o seu temperamento de justiceiro há muito lhe tinham valido o cognome de "O cruel",  a sua determinação em fazer cumprir a justiça de uma forma cega, tinha fundamento na sua própria experiência e na inconformidade de ter perdido a sua amada, D. Inês de Castro, de uma forma que ele considerava tão injusta quanto possível. A forma como fazia cumprir a lei, precipitando-se e excedendo-se nas condenações aplicadas, em muitos casos, verificando-se uma certa injustiça inquietante que muitas vezes atingia níveis de absoluta barbaridade.
Assim, numa ocasião em que D. Pedro I apreciava as obras de recuperação do castelo, presenciou uma acesa discussão entre duas mulheres, que não se apercebendo da presença de tão ilustre personalidade, se insultavam mutuamente quando uma delas, se excedendo, chamou a outra de "roussada", despertando o instinto justiceiro de D. Pedro, arrebitando a orelha como cão perdigueiro que presente a caça, uma vez que tal insinuação significava no português medieval, "forçada a" ou "violada" e era sabido que "O Justiceiro" avesava-se em aplicar a bruta manápula em tudo que metesse saias.
Pequenas injustiças amorosas, despertavam o seu interesse que perseguia os contornos dos enredos de amor como um rafeiro histérico e, de certo, deliciava-se em seu sadismo aplicando aos delinquentes penas tão cruéis.
Desejo por saber o motivo da injuria, D. Pedro procedeu  a averiguações apurando que  a mulher possuía a alcunha de "Maria Roussada", por ter sido violada por um individuo que logo depois se viu obrigado a casar com ela no sentido resgatar o ultraje e restituir a honra da mulher, dentro dos paramétricos aceites socialmente na época. Por esta altura o casal possuía já filhos, este episódio havia ocorrido há 6 ou 7 anos a traz.  
Apear da circunstancia atenuante de reparação do dano e das suplicas e das lágrimas daquela mulher, D. Pedro não trepidou em reduzi-la á viuvez e seus filhos à orfandade, de forma impiedosa, mandou passar o baraço ao pescoço do desgraçado. Enquanto ele caminhava para o patíbulo, seguiam-no a mulher e os filhos debulhados em lágrimas e a fungar a sua má sorte, a forca.
Os contornos deste e outros desfechos  desconcertantes, resultantes dos juízos de D. Pedro I,  são-nos reportados pelas cronicas de Fernão Lopes, que embora muitos lhe reconheçam uma boa dose de exagero ficcional nas suas narrações, são vários os episódios descritos do temperamento de crueldade e tirania que o cronista lhe atribuiu. Muitos foram por ele enforcados, degolados, apunhalados e torturados, muitas vezes por imputações insignificantes e conspiratórias. Ao contrario do que acontece com muitos outros cronistas, Fernão Lopes  esteve ao serviço da história e não do seu Senhor. No que respeita à questão do exagero dos factos ou fantasia das situações, tudo leva a crer que, no que respeita a comportamento medieval nestas matérias, a maioria dos cronistas eram incumbidos  por ocultar tais factos e fantasiar as vidas dos seus senhores por forma a enaltecer a sua memória. 

1.ª Pintura: Mulher Chorando, 1937, Pablo Picasso (Espanha, 1881-1973), óleo sobre tela;
2.ª Pintura: Auto-retrato, 1907, Pablo Picasso (Espanha, 1881-1973), óleo sobre tela;
Fontes:
"A Villa de Alter do Chão", Archivo Histórico de Portugal, 1.ª Série, n.º 12, outubro, de 1889;
Fernão Lopes - Crónicas de Dom Pedro I, Dom Fernando e Dom João I, Século XVI;
"Castelo de Alter do Chão", Direcção Geral do Património Cultural;
"Castelo de Alter do Chão", Sistemas de Informação para o Património Cultural, Rosário Gordalina, 2005;
"Castelos de Portugal", Roteiro de Lendas por Alexandre Parafita, Volume 4, 2018,

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