Escola de D. Maria Pinto, Amadora
Bilhete Postal n.º 4, tipografia Santos, Rua da Prata, 16, Amadora, In Delcampe.net
A Escola D. Mania Pinto foi instituída em 1902 e instalada num edifício que se localizava na Avenida Cardoso Lopes, mesmo em frente à actual estação de comboios, onde hoje se encontra o edifício central da Câmara Municipal da Amadora.
A escola de ensino privado, foi inicialmente direccionada para o sexo feminino , a direcção foi assumida por D. Alice Leite, cujo nome ainda hoje se encontra associado ao ensino no concelho, "Escola EB1/JI Alice Leite".
Antiga Gare do Caminho de Ferro de Amadora
Bilhete Postal n.º13, Postal Recente, in Delcampe.net
A chegada do caminho de ferro nos finais do século XIX veio transformar a localidade que hoje conhecemos como cidade de Almada. A então Porcalhota, topónimo da localidade que esteve na origem da formação de Amadora, cresceu exponencialmente com o desenvolvimento da linha dos caminho-de-ferro, a estação localizava-se junto da Quinta da Amadora, que esteve na origem do nome da cidade. Esta linha desencadeou o desenvolvimento de uma nova povoação, sobretudo constituída por pequena burguesia de Lisboa. Com esta nova dinâmica social, os novos habitantes vão implementar a alteração do nome da povoação de Porcalhota para Amadora.
Vista Geral de Amadora, s/d
Bilhete Postal n.º 263, Carte Postal, in Delcampe.net
Na primeira metade do século XX a população da amadora praticamente duplicava de década para década e na segunda metade cresceu vertiginosamente. Segundo dados do INE, em Almada viviam em 1911 cerca de 3.500 pessoas, em 1950 cerca de 19.700, em 1970 cerca de 115.000 e em 2000 cerca de 175.000. O crescimento da população de Almada deve-se sobretudo à imigração proveniente de Lisboa, Alentejo, Beiras, zona centro do país e Cabo Verde, quando era ainda colónia portuguesa.
Com efeito, com a facilidade de comunicação resultantes da linha ferro de Lisboa a Sintra, promoveu a fixação da população, as condições de salubridade e proximidade à capital foram factores preponderantes, surgindo assim a necessidade de serviços de apoio à nova população. A necessidade de escolas era evidente, a primeira escola de ensino particular foi aberta no ano de 1902, Escola de D. Maria Pinto e em 1910 abre a Escola Alexandre Herculano. Por esta altura foi também instituído o ensino publico, Almada chegou a ser a terra portuguesa com o maior rácio entre população e escolas construídas.
Câmara Municipal de Almada
Fotografia reproduzida do site InWood
Entre a década de 60 e 70 do século XX, a cidade sofreu uma grande transformação no ponto de vista da organização urbana, as habitações unifamiliares deram lugar aos grandes prédios de habitação e edifícios de rendimento. Os edifícios de serviços obsoletos foram ampliados ou substituídos.
No caso do chalet que acolheu durante várias décadas a escola, por não ter sido pensado de raiz para o serviço de ensino, torou-se obsoleto e foi desocupado. Por se localizar no núcleo urbano privilegiado da cidade, foi demolido e em seu lugar foi construído o edifico da Câmara Municipal de Almada. Ao seu lado existiu uma fábrica de bonecas que depois de falir, o edifício foi demolido e substituído por um prédio habitacional.
Fontes:
"Amadora - tradição cultural e iniciativa cívica", Artigo de Fernando Piteira Santos publicado em C.M.A., Outubro de 1987;
"1950 – Crescimento Demográfico" Artigo da C.M.Almada;
"1950 – Crescimento Demográfico" Artigo da C.M.Almada;
Boa tarde. Gostaria de dizer que este blogue é bastante interessante. Gostaria também de deixar a o seguinte reparo: neste artigo, estão algumas vezes referidas “Almada” e não “Amadora” como seria correto. Obrigada.
ResponderEliminarCumprimentos,
VO